CONHECENDO A HISTÓRIA

Nascido em 04 de julho de 1803, em Canton, Suiça, Samuel Heinrinch Froehlich, era de família de origem francesa, estudou teologia nas Universidades de Basel e Zurich. Foi o homem que Deus usou para o início do processo histórico da Igreja Evangélica Nazareno. Nessa época, várias reformas religiosas já haviam ocorrido no mundo e, estudando o texto de Marcos 16:16. “Quem crer e for batizado será salvo”. Samuel discordava do fato da igreja do Estado, na Suiça batizar crianças recém-nascidas, já que não haviam se convertido de seus pecados, passou a apregoar e divulgar sobre o ensino bíblico do batismo que seria válido somente aqueles que se arrependessem de seus pecados e se convertessem a Deus. 

Em 1852 a Igreja Evangélica Nazareno chegou aos E.U.A através de imigrantes europeus, onde se chamou Apostolic Church of America.

 

NAZARENOS NO BRASIL

Devido a 1ª Guerra Mundial e perseguições, por volta do ano de 1923, muitas famílias evangélicas foram deslocadas de seus países de origem, principalmente da Europa. O Brasil, nesta época, estava com as portas abertas para colonização de suas terras, e entre as famílias vindas para a colonização haviam também nazarenos.

Após essas famílias se estabelecerem no Brasil sentiram-se movidas a agradecer a Deus por tê-las ajudado a encontrar uma nova pátria, onde poderiam viver e louvar ao Senhor Jesus Cristo em paz. Realizavam cultos a Deus reunindo-se nos lares em diferentes pontos do estado de São Paulo: nos bairros de Vila Pompéia e Mooca, na capital; no município de Santo André e na cidade de São José dos Campos. Desta forma, celebraram os cultos durante alguns anos, tão somente nos idiomas alemão e húngaro.

Com o passar dos anos, foi surgindo a necessidade de obter-se uma melhor forma de organização. Em Assembleia Geral, em 09 de julho de 1967, em São José dos Campos – SP, foram reestruturados os estatutos da Igreja, com representantes de todas as igrejas do Brasil. Deu-se, então, a mudança do nome da denominação para “Igreja Evangélica Nazareno” e a formação de uma Diretoria Geral. A partir de então, todas as igrejas no Brasil que tinham vida própria podiam se constituir como personalidade jurídica e obter sua própria emancipação.

Em 1992 os nazarenos organizaram a A.I.E.N (Associação das Igrejas Evangélicas Nazareno do Brasil). A esta associação acham-se atualmente filiadas igrejas localizadas nos estados do Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Goiás e São Paulo. Esta associação está trabalhando com o propósito de levar o evangelho de Jesus Cristo a todos que não O conhecem, tanto no Brasil, quanto fora dos limites da fronteira brasileira.     

 

HISTÓRIA EM CAMAÇARI

 

A Igreja Evangélica Nazareno em Camaçari nasceu assim:

 

A Irmã Leda (Silvarleide Araújo), congregava, junto à sua família (irmã Madalena, Sirlene e Sídnei), em Jacareí, interior de SP, com a amada Igreja Evangélica Nazareno daquela cidade. Em seus 15 anos, aquela igreja investiu em sua vida ministerial, ao ingressar no então Instituto Bíblico da Igreja Cristã Evangélica. Das aulas de Missiologia, veio a voz bem audível do Senhor, chamando-a para trazer a Palavra a essa cidade, Camaçari, onde tinha familiares. Era uma madrugada de outubro, em 1986.

 

Os pastores Gerson e Décio Marsi foram informados e fizeram esse comunicado na reunião da então JUMINA, que reunia líderes das igrejas paulistas. Assim, um casal de irmãos da igreja de Utinga (Sto André, SP), ouviu a respeito. Era o casal Sálvio e Roseli de Souza. Eles tinham um chamado missionário há alguns anos e se preparavam para partir, aguardando orientação de Deus. Mediante confirmação do Senhor e debaixo da bênção de seus líderes, começaram, em 1987, a evangelizar em Camaçari.

 

Irmã Leda e família chegaram em março de 1987. Os primeiros materiais de Escola Bíblica foram doações dos irmãos paulistas. As cartas de incentivo e ofertas financeiras não deixavam de ser enviadas, numa demonstração enorme de cuidado e amor. Assim foi muito amorosamente realizada a primeira visita, no mês de julho daquele ano, pelo pastor Gerson Marsi.  

 

Muitas crianças e jovens estavam sedentos pela Palavra. Teve início a Escola Bíblica Dominical em três bairros: Camaçari de Dentro, Gravatá e Gleba 'E'. Aos sábados e domingos intensificavam-se os trabalhos com jovens e famílias. Logo, o trabalho de discipulado apresentava frutos e ocorreu o primeiro batismo, em 19 de fevereiro de 1989, quando nos visitou e celebrou o primeiro batismo o pastor Ivo Marsi.

 

O pastor Sálvio Juscelino e sua família (esposa: Roseli Souza e filhos Cinthia, Vívian, Tiago e Marcos) acompanhou a Igreja, fundamentando-a, depois, o pastor Orlando Gomes e família (Ivonete Gomes e filhos Abner Jeiel e Jamile Diwlay).

 

Atualmente o pastor Amaury D' Estevam Ferreira e sua esposa Patrícia Ferreira servem à frente desse ministério, no bairro da Gleba 'E', (onde fica a Igreja-Sede). Ao seu lado está o pastor Marlon Santana, sua esposa Francislene Santana (Leninha) e filha, a pequena Letícia. O pastor Antônio Moraes (esposa Maria Dolores (Mara) e filhas: Kessya e Kalyanne), é responsável pela Igreja-filha, no bairro da Gleba 'B' e na cidade de Cruz das Almas, e ao seu lado tem o Pr. Paulo César, alargando, assim, as fronteiras.

 

 

 

MISSÃO

Ser uma Igreja Viva, que adora a um Deus Vivo, ganha almas, tornando-as verdadeiros discípulos, preservando a comunhão, a amizade que, pelo ensino e prática dos valores do Reino de Deus, serve por meio dos dons espirituais.